Ponto de Vista: Uma tradição que renova a fé Ler mais

Por José de Arimateia

Guamaré tem um marco religioso que renova a fé dos devotos de Nossa Senhora da Conceição.

Este marco histórico construído em 1783 em estilo Barroco do XVIII trata-se de um templo relevante de valor histórico cultural, a Capela de Nossa Senhora da Conceição que tem um grande valor religioso para os habitantes de Guamaré.

Na história da construção da Capela, relatada pelo os antigos, após um naufrágio alguns marinheiros fizeram uma promessa à virgem da Conceição, que onde ancorassem construiriam uma igreja em devoção a ela, e assim aconteceu que aportaram em Guamaré. (Fonte de pesquisa - Guamaré Ontem e Hoje/Autora Maria Jandir Candeias).

No entanto no decorrer dos anos, foi passando de geração em geração, a tradição e devoção a Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Guamaré.

Durante o mês de Maio, são celebradas todas as noites as novenas, pelo o qual é denominado o mês Mariano, com o encerramento no dia 31 com a Coroação da imagem da Conceição.

Por esta razão mesmo com as mudanças de comportamento das novas gerações, os nossos antepassados tiveram o cuidado de nos repassar a fé e a devoção a Padroeira Virgem da Conceição.

Hoje a igreja primitiva é tombada pelo Patrimônio histórico do Estado do Rio Grande do Norte, e por alguns motivos passou a ser o Santuário Católico do município, fato este que aconteceu tão logo a cidade de Guamaré passou a ter sua própria paróquia, com a construção da igreja Matriz dos Navegantes. (Padroeira dos Pescadores).

Maio mês Mariano

É um momento de grande relevância este mês de maio para os Católicos do município de Guamaré, um período de fé e devoção carismática, onde podemos ver, o quanto é importante para todos nós guamareenses e visitantes católicos, este fato histórico, que é passado aos nossos filhos, netos, bisnetos e gerações futuras que ainda haverão de vir.

No ultimo dia 31 de Maio, o pároco desta paróquia Pe. Gilvan Bezerra celebrou a solenidade de Coroação a Nossa Senhora da Conceição, além da presença marcante dos fies católicos, que lotaram as dependências da Igreja Matriz, contamos também com a presença do prefeito de Guamaré, o Sr. Adriano Diógenes, a primeira dama do município, assessores e representantes do poder legislativo guamareense.

Quero tão somente deixar aqui meus parabéns, pela grande festa comemorativa a padroeira do município de Guamaré, a Virgem da Conceição, e a toda comunidade católica que se empenharam durante todo o mês de Maio, que celebraram as novenas, e se dedicarem em prestar suas ações de fé e devoção a nossa Padroeira.


Fonte: Blog Guamaré News

Lei mais: Blog Guamaré News

Categoria:Noticias de Atualidades

Deixe seu Comentário