Policia: Polícia Federal faz operações contra crimes eleitorais no Acre

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (28) duas operações para reprimir crimes eleitorais no estado do Acre. Ao todo foram cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão na capital Rio Branco.

A Operação batizada de “Comitê Violeta”, atuou para reprimir a prática de compra de votos, bem como o abuso do poder econômico e político durante as eleições. 

Segundo as investigações da PF, que tiveram início agora em setembro, foi possível identificar que uma pré-candidata às eleições em Rio Branco, estabeleceu estreito laço com indivíduos pertencentes à facção criminosa atuante no Acre, para criar uma rede de proteção principalmente se utilizando da compra de votos. Os envolvidos vão responder pelos crimes de corrupção eleitoral, com pena prevista de até quatro anos de reclusão; e falsidade ideológica, com até cinco anos de prisão. 

Na outra ação, a Polícia Federal cumpriu mais três mandados de busca e apreensão para coibir a prática de abuso do poder econômico e político durante o período eleitoral, por meio da utilização indevida de dinheiro durante as eleições. Nas investigações, iniciadas também este mês, foi identificada a presença de operadores de dinheiro, que, no período pré-eleitoral, guardavam quantias em espécie em determinado “bunker”  para depois dar suporte a eventuais candidatos e campanhas políticas. De acordo com a Polícia Federal, foi constatado ao longo das apurações que indivíduos armazenavam altas quantias em suas roupas e deixavam o local, inúmeras vezes ao dia.

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção eleitoral, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas somadas podem resultar em até 20 anos de prisão.

EBC

Categoria:Noticias de Atualidades